Aqui, você encontra notícias e eventos

sobre Cultura de Paz!

Disciplina Concentrada

Comunicação para a

Cultura de Paz e Interculturalidade 

 ECA/USP

Convidamos a tod@s para participarem da disciplina concentrada "CRP5019 - Comunicação para Cultura de Paz e Interculturalidade" do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, que será ministrada nos dias 05, 06 e 07 de agosto de 2020, período integral, via plataforma digital. Total de créditos: 03

 

A referida disciplina  trata das violências direta, indireta e cultural e de paz (negativa, positiva e cultura de paz) de Johan Galtung. Reflete sobre a noção de Peace Culture e o Programa Cultura de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU) e sua relação com a comunicação. Busca contextualizar a comunicação para a paz na intersecção com o debate sobre gênero e diversidade cultural, paz meio ambiental, povos indígenas e comunidades tradicionais, jornalismo para a paz (Peace Journalism) e diálogos interdisciplinares.

 

A disciplina é ministrada pelas professoras Maria Aparecida Ferrari da ECA/USP e Raquel Cabral, da UNESP/Bauru e conta com a participação de convidad@s especialistas no tema.

 

As aulas serão via plataformas digitais e com material enviado antecipadamente aos alun@s.

 

As inscrições para alun@s regulares da USP será de 15 a 19 de julho de 2020, pelo sistema Janus.

Abraços a tod@s. 

Maria Ap. Ferrari - ECA/USP

Raquel Cabral - FAAC/Unesp 

Observação: 

Alunos de outras faculdades/universidades podem participar como ouvintes. Para tal, devem fazer contato com a Professora Raquel pelo

e-mail: raquel.cabral@unesp.br

imagem1.jpg

Cultura de Paz e Interculturalidade:

temas de grande importância

para o momento que vivemos!

Ampare

as Mães Bolivianas 

Covid-19

Enviado pela pesquisadora Elisa Canjani, 

da Escola de Comunicações e Artes da USP

A AMILV, Associação de Mulheres Imigrantes,  em Guaianases, São Paulo, é voltada à proteção das mães bolivianas, muitas delas costureiras de grandes marcas de roupas, que foram dispensadas sem nenhum direito trabalhista, ficando carentes e desprotegidas diante da Covid- 19, e sentindo na pele a extrema vulnerabilidade social.

 

Ao todo são 150 famílias com crianças, idosos e pessoas especiais, que às vezes não conseguem ter uma refeição no dia.

 

Por isso, tomamos a iniciativa de nos organizarmos nessa vakinha, para angariarmos o total de 150 cestas básicas, o equivalente  a cerca de 8.000,00 (oito mil reais), que com certeza trarão um grande alívio à comunidade, nesse momento tão difícil a todos.

 

Agradecemos de coração a qualquer tipo de contribuição que possam doar, pois sabemos que o pouco pode se tornar muito, mediante a misericórdia e o amor de cada um.

 

Caminhemos com fé e esperança!

Vai Acontecer!

Debate: Não Violência e Movimentos pela Paz

Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UEPB

Via Inrternet: Cisco Webex

Dia 29 de junho às 14 horas

Saiu na Mídia

Folha de São Paulo

João Perassolo

11 de junho de 2020

Brasil ficou em 126º lugar na 14ª edição do Global Peace Index.

 

É apontado como um país com baixo estado de paz, ficando atrás de muitos dos países taxados como os extremamente marcados pela violência.

Folha%20de%20SP%2011%20de%20junho_edited

©2020 por Movimento Com Vida e Em Paz